Resenha- A Seleção



Livro: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Titulo original: The Selection
Data de lançamento: 2012
Número de páginas: 361

sinopse
"Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria apenas ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. Um dia America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
 Mas é claro que seu nome aparece na lista das selecionadas e depois disso sua vida nunca mais será a mesma..."

resenha
 Não existe mais Estados Unidos da America, depois de o país sofrer algumas revoluções deu lugar ao país Illéa. Agora a sociedade é dividida em castas, do mais rico ao mais pobre.
 America e sua família pertencem a casta Cinco, a dos artistas, que conseguem se manter financeiramente mesmo que com muita dificuldade. Mas esse não é realmente o problema de America, ela tem Aspen, seu namorado só que ele pertence a casta Seis, o que significa que passam mais dificuldade que America, e por toda a burocracia, seria bem difícil os dois ficarem juntos.

"Não queria ser da realeza. Não queria ser Um. Não queria nem tentar."

 Até que chega a inscrição para A Seleção, uma competição para moças de dezesseis a vinte anos, que elegerá a nova princesa e dará a chance de se tornar parte da elite. America não quer participar, para ela, a vida que leva está ótima, por que complicar o que já está certo? Mas pressionada por sua mãe e por Aspen que a insiste a fazer a tal inscrição, senão ficará com peso na consciência; ela faz e adivinha: é a selecionada de sua província. Agora America irá passar uma temporada no castelo e se surpreenderá com o príncipe Maxon.
 A Seleção é uma distopia, mas é bem diferente dos livros distópicos que eu já resenhei aqui, a história se passa no futuro é claro, mas não achei nem um pouco entediante. Eu não conseguia mais parar de ler, ansiosa por cada página, para saber o que iria acontecer com America e seu destino. A autora, soube escrever um romance distópico; pois na maioria das distopias o romance ou é deixado de lado como em Destino ou é a base Delirio; e aqui eu diria que foi bem equilibrado. Com uma narração de primeira pessoa, contada do ponto de vista da protagonista, uma leitura leve e fluente. Com uma capa de arrasar, A Seleção ficou entre os meus favoritos.
 Com o decorrer da história, o clima de competição vai invadindo as páginas, e você se pega ansioso para ver qual será a próxima garota a ser eliminada, ou qual irá ganhar o coração do príncipe.
 Os personagens, não são chatos. America é uma personagem forte, decidida um pouco teimosa, mas que tem consciência das coisas ao seu redor, que ajuda a família e quando pode leva comida escondida para Aspen, que assim como a protagonista tem que ajudar a grande família. Os pretendentes são de ficar em dúvida. Enquanto America estava com Aspen, eu não queria que ela ficasse com Maxon, mas depois que ela começou a conhecer o príncipe, e descobrir que ele é bondoso, educado, engraçado e charmoso, não resisti e bem, achei o príncipe o par perfeito para America. 

"-Maxon Schreave é a síntese de todas as coisas boas. Será um rei fenomenal. Ele deixa garotas que deveriam usar vestidos saírem por aí com calça jeans e não se zanga quando alguém que não o conhece o julga de uma maneira completamente errada."

 A história tem pontos de humor, mas ao mesmo tempo eu senti uma tristeza pelas castas, que a partir da Quatro têm que batalhar muito para colocar comida na mesa da família que em geral são grandes. Esse é o primeiro livro da Kiera Cass que eu leio, e já digo: recomendo muito! Se você quer ler uma distopia, ou só um romance ou os dois juntos, o livro é a escolha:D The elite, a sequência ainda será lançado nos EUA este ano, então vai demorar um pouco pra chegar aqui no Brasil.

Bjsss, Manu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não xingue nem ofenda sem sentido
- Não aceito ''Seguindo segue de Volta?'' APENAS se tiver um comentário com ligação com o Post
- Deixe o link do seu blog, queremos visita-lo
- Sem spans ou correntes
Obrigada ♥