Resenha- Estilhaça-me



Livro: Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Titulo original: Shatter me
Data de lançamento nacional: 2012
Número de páginas: 304

sinopse
"Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada...

resenha
 Juliette está a exatamente 264 dias sem falar com alguém, ela passou seus 17 anos sem tocar em uma pessoa. Seu toque é letal. Foi internada logo depois que tocou em um menino e o matou. Ela não sabe por que é assim, ninguém sabe, seus pais a odiavam, nunca teve amigos. Mas as coisas começam a mudar quando um companheiro de cela chega. Adam, um rapaz de profundos olhos azuis lhe faz companhia. Ela o conhece de algum lugar, só não consegue se lembrar da onde.
 Mas a convivência deles não dura muito tempo, Juliette é "solta", ela vai para uma das bases do Restabelecimento, e o pior é que ela descobre que Adam foi colocado junto de si na cela, não porque é louco, mas porque trabalha para Warner, comandante da célula em sua cidade. Ele a quer ali, por um objetivo: se tornar mais forte, obter mais poder com a presença de Juliette. Mas ela o odeia, e fará de tudo para se ver livre de Warner.

"Fui desprezada abandonada banida e arrastada de minha casa. Fui empurrada espetada testada e jogada em uma cela. Fui estudada. Fui deixada passando fome. Fui encorajada à amizade somente para ser traída e aprisionada neste pesadelo pelo qual esperam que eu seja agradecida..."(pág 66).

 Esta é a primeira distopia que eu li e que gostei do começo ao fim. É muito bom. São estas três palavras que definem o livro, na minha opinião é claro. Pois a minha relação com distopias é um pouco complicada, sempre acho a leitura um pouco lenta demais, para o meu ritmo, mas com Estilhaça-me foi completamente diferente.
 Tenho que dar parabéns para a autora Tahereh, sua escrita criativa é o que diferencia o livro, algumas frases são riscadas para dar a impressão de um pensamento que a protagonista não deveria ter tido, mas ao decorrer do livro isso é cada vez menos frequente, a única coisa que me irritou um pouco foi a repetição de palavras para demonstrar a intensidade de um pensamento, achei isso desnecessário. A narração é em primeira pessoa o que facilita a leitura, mas também nos impede de ver realmente o Restabelecimento e suas novas regras. A capa é bonita e a achei diferente, só a modelo que não me agradou.
 Os personagens são bem desenvolvidos. A protagonista Juliette, ao inicio da leitura pode ser comparada com uma louca, mas logo que sai do hospício, volta a ser "normal", gostei dela, uma garota que sofreu bastante por causa de seu dom, e que ao decorrer da leitura se mostra forte e decidida. Adam é bonito, compreensível, guerreiro e até sexy é o estilo de personagem que amei. O vilão fica por conta de Warner, louco, obsessivo, sádico e possessivo, não gostei dele, mas há uma coisa nele que cativa o leitor... O pouco de humor que temos fica por conta de Kenji amigo de Adam...

 "(...) Ele me ajudou a voar para longe e agora estou presa em um movimento centrípeto, planando bem para o centro de tudo." (pág 293)

 O final do livro me fez lembrar de A hospedeira de Stephenie Meyer, e para minha tristeza a continuação de Estilhaça-me será lançada só em fevereiro nos EUA. Destroy me que é um livro narrado por Warner no intervalo de Estilhaça-me e Unravel me foi lançado este mês lá, então provavelmente demorará para chegar aqui no Brasil :(

Bjsss, Manu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Não xingue nem ofenda sem sentido
- Não aceito ''Seguindo segue de Volta?'' APENAS se tiver um comentário com ligação com o Post
- Deixe o link do seu blog, queremos visita-lo
- Sem spans ou correntes
Obrigada ♥