Música, Mídia, Influência, Protesto e Cultura



        Esse foi um texto que fiz na aula de português, que deveria ser um artigo jornalístico, falando de algo que causa polêmica, espero que gostem, se tiverem alguma sugestão ou critica, é só comentar. ;)
    Atualmente um dos aspectos mais influentes sobre a sociedade tanto ideologicamente quanto na moda é a música.
    Na vida do homem desde a era pré-histórica, a música expressa sentimentos e opiniões da forma mais clara e fiel. A partir da década de 70 a música teve uma grande influencia sobre a música teve uma grande influencia sobre a moda, que claramente mostrava a que gênero a pessoa apreciava, o que foi perdido com o tempo, mas continua vivo, mas de uma maneira diferente, pois atualmente um gênero é imposto pela mídia e a grande maioria acaba seguindo um estilo de roupo a ele atribuído.
    Hoje em dia os mais influenciados pela musica são os adolescentes, que estão sempre em contato com ela. Apreciamos musicas com letras e/ou melodias que expressam nossos sentimentos. O que nos prejudica porém são letras pobres, outro artifício da mídia, pois: “Música famosa deve ser pegajosa e repetitiva, que fique na cabeça do povo”. Uma coisa que me deixou verdadeiramente preocupada sobre o futuro foi a cena que presenciei alguns dias atrás, crianças de 5 a 9 anos cantando e dançando musicas sertanejas e funks com conotação sexual. Mas quando escuto: “Ninguém pode ser influenciado, cada um faz o que quiser, livre arbítrio” e coisas do tipo, ok, concordo, mas levando em conta a idade a música é “esfregada em suas caras”, e, consequentemente, aprendem a música, e sobre aquilo que se trata, com colegas e amigos.
    Necessitamos de musica com conteúdo e de qualidade e não apenas um letra falando de qualquer coisa, e a liberdade de escutá-las sem nenhuma obrigação da mídia. Por isso, acabo escutando músicas antigas que têm menos influencia da mídia. Um dos gêneros que mais gosto, infelizmente pobre em harmonia e melodia, foi um nascido em casas noturnas de Nova York e semeado na Inglaterra, o punk. Motivos? A coragem de falar a verdade e o que bem entendem sobre assuntos aos quais são contra: monarquia, homofobia, nazismo, religião, política, machismo, ditadura, etc. Nesse gênero, porém, é atribuído muito à violência, mas ninguém disse que a verdade não é violenta.
    Porém ai vai do gosto musical de cada um, posso citar algumas músicas do U2, o álbum American Idiot do  Green Day, criticando o governo de Bush, o álbum Geração Coca Cola do Legião Urbana com o inconformismo quanto aquilo imposto a nós, Dead Kennedys criticando o governo da Califórnia, entre outros.
    O que me faz pensar que podemos ter um futuro em relação a música, que pode ser muito mais que musicas românticas- as quais também escuto- mas também uma forma de expressão quanto a problemas sociais que fingimos não ver.

4 comentários:

  1. Esses dias li a biografia do David Grohl, que automaticamente retomou parte do seu assunto, nos anos 70, quando todo mundo era punk. Consequentemente, todos eram influenciados nessa rebeldia e movimentos não faltavam por lá. E a música atual mostra 1. conformismo 2. "FESTAFESTAFESTAFESTA E MAIS FESTA FESTA O DIA TODO" 3. "AMOR, ALEGRIA, FELIZES PARA SEMPRE, BJBJBJBJ" 4. sexo. As crianças, bom, estão crescendo muito rápido, e isso não é necessariamente culpa delas, já que quando se é novo, você não tem grandes opiniões próprias, e o que você sabe é o que foi jogado em cima de você. Vou acabar terminando o comentário com suas frases mesmo, então acho que vou parar por aqui :~
    Ah, e adorei seu comentário, foi o que mais me fez feliz hoje! :D
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não só o mundo da música, mas como você já disse, toda a mídia manipula e aliena. É uma pena, mas é a realidade... aff ¬¬
    Concordo com o comentário da Amanda e com o seu artigo, como um todo. Gostei!

    Loucos Informados || FAN PAGE || @loucoinformado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Andresa, fico feliz que tenha gostado : ]

    ResponderExcluir

- Não xingue nem ofenda sem sentido
- Não aceito ''Seguindo segue de Volta?'' APENAS se tiver um comentário com ligação com o Post
- Deixe o link do seu blog, queremos visita-lo
- Sem spans ou correntes
Obrigada ♥